A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNAEPE é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, sem acionistas ou cotistas, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, devidamente credenciada junto aos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT). 

Como Fundação de Apoio tem como principal objetivo apoiar a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, no desenvolvimento de suas ações de ensino, pesquisa e extensão. 

Para atingir o objetivo principal, pauta-se nos seguintes objetivos específicos:

⇒Apoiar financeiramente programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional cientifico e tecnológico, em geral;

⇒Colaborar na elaboração e execução de projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional;

⇒Fomentar a formação de recursos humanos através da participação em eventos científicos, tecnológicos ou relacionados às atividades fins;

⇒Conceder bolsas de estudos e de pesquisas, de graduação, de extensão e de Pós-Graduação, com base nas normativas vigentes;

⇒Prestar serviços técnico-científicos remunerados à UFGD e à comunidade;

⇒Prestar serviços técnico-científicos remunerados a órgãos públicos e a entidades e organizações da iniciativa privada;

⇒Realizar e promover atividades científicas e culturais;

Promover, difundir e coordenar a cooperação técnica entre organizações e instituições nacionais e estrangeiras.

 

A FUNAEPE poderá gestar financeiramente projetos a partir da formalização por meio de contratos, convênios, acordos ou ajustes individualizados com objetos específicos e prazos determinados (Art. 1º da Lei 8.958/94 e art. 8 do Decreto 7.423/10). Como regra geral, as IFES e ICTs editam resoluções por meio de seus colegiados superiores a fim de determinar diretrizes, procedimentos, direitos e deveres de atuação destas e das Fundações de Apoio para regulamentar a autuação dos servidores docentes e técnicos administrativos.


PROCEDIMENTOS PARA GESTAR SEU PROJETO VIA FUNAEPE


Os projetos gestados pela FUNAEPE são formalizados mediante a contratos, convênios, acordos ou ajustes individualizados com objetos específicos e prazos determinados de acordo com a Lei 8.958/94 e Decreto 7.423/10. Dentre os instrumentos, a Fundação de Apoio poderá gestar financeiramente recursos advindos de: Eventos (Semanas acadêmicas, congressos), cursos de  especialização (Lato Sensu) Recursos captados através de empresas privadas, Recursos captados através órgãos públicos de fomento dentre outros.

Os organogramas apresentados a seguir, demonstram quais as instâncias o projeto deverá tramitar até que seja formalizado contratualmente com a Fundação de Apoio.

Melhores informações em relação aos procedimentos poderão ser esclarecidas através de reunião presencial agendada através do e-mail gerencia@funaepe.org.br.

 


Procedimentos de Tramitação para Eventos e Cursos Lato Sensu


Procedimentos de Tramitação para projetos com Recurso Aprovado


Procedimentos de Tramitação para projeto com Captação de Recurso